sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Os vivos e os mortos sociedade medieval – Jean-Claude Schmilt

Clique no título para baixar o arquivo


Todas as sociedades sempre souberam que o destino humano é a morte, e, por isso, quase todas tentaram imaginar os lugares habitados por seus mortos. Estudando a Idade Média, o autor mostra que os fantasmas são um produto social, ideológico, religioso e cultural que cria vínculos não só entre o passado e o presente – pois é no presente que os mortos renascem entre os vivos -, mas também com o futuro – pois este é o tempo que faz de todos os homens fantasmas em potencial.

O Mundo de Ponta-cabeça - Christopher Hill

Clique no título para baixar o arquivo


Dentro da revolução inglesa do século XVII, que resultou no triunfo da ética protestante — a ideologia da classe proprietária — houve a ameaça de uma outra revolução, completamente diferente. Seu sucesso poderia ter estabelecido a propriedade comunal e uma democracia mais ampla, poderia ter derrubado a Igreja estatal e rejeitado a ética protestante.

Os grupos radicais que apresentaram essas propostas — diggers, ranters, levellers, quacres e outros — eramformados por homens e mulheres pobres, sem sofisticação ou educação, e, talvez por isso, raramente suas opiniões foram consideradas a sério. Porém muitas de suas exigências, tradicionalmente descartadas como fantasias impraticáveis, aproximam-se do radicalismo de nosso próprio tempo.

O Mundo de Ponta-Cabeça é um retrato não da evolução burguesa que ocorreu na Inglaterra do século XVII, mas sim dos impulsos para uma radical reviravolta da sociedade, violentamente desejada e temida.

Cultura Livre - Lawrence Lessig



Em Cultura Livre, Lawrence Lessig nos convida a rever a história do direito autoral, desde sua criação até sua simples adoção de forma universal nos dias de hoje. Citando casos que variam de experimentos técnicos dentro de grandes corporações aos primeiros dias da aviação, o professor de direito na Stanford Law School mostra como as empresas multinacionais usaram de artifícios legais e tecnológicos partindo do copyright para impedir o nascimento de obras de arte que, em outras épocas, foram consideradas obras-primas ou revolucionárias. Cultura Livre foi o estudo que deu origem ao projeto Creative Commons, ONG liderada por Lessig que visa rever os conceitos de direito autoral e copyright através de um conjunto de licenças.

O livro foi lançado no Brasil durante o II Encontro de Mídia Universitária, quando a Agência de Notícias TU lançou a Licença para a Integração das Mídias Universitárias. A Licença, baseada nos preceitos do Creative Commons, permite que veículos de comunicação independentes e produtores culturais possam publicar suas obras em quaisquer TVs, rádios, revistas, jornais ou sites universitários, criando assim um ambiente de mídia universitária no país. Além de distribuído para os representantes de mídia que participaram do evento e para bibliotecas universitárias do país, o Cultura Livre também está disponível para download em PDF: http://www.4shared.com/office/6sxx922U/Cultura_Livre_-_Lawrence_Lessi.html

História da Sexualidade: O Cuidado de Si - Michel Foucault


clique no Título para baixar o arquivo

A Margem da Historia - Euclides da Cunha


Clique no Título e para baixar o arquivo

Mito e Significado - Claude Levi-strauss


clique no título para baixar o arquivo

Viagem ao Brasil (1865 1866) - Luís Agassiz


Clique no Título e baixe o arquivo

Robert Darnton - O beijo de Lamourette


CLIQUE NO TÍTULO PARA BAIXAR O LIVRO

Marc Bloch - Apologia da História ou O Ofício de Historiador


CLIQUE NO TÍTULO E BAIXE O ARQUIVO

Raízes do Brasil


CLIQUE NO TITULO PARA BAIXER O ARQUIVO

Visão do Paraíso - Sérgio Buarque de Holanda



CLIQUE NO TITULO E BAIXE O ARQUIVO